ASSESSORIA JURÍDICO-AMBIENTAL

Este serviço consiste na colaboração técnica para construir meios de soluções de controvérsias, aplicadas às questões ambientais no âmbito jurídico. Esses meios podem ser: com regulamentação legal, como por exemplo: TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), TC (Termo de Compromisso), Defesas contra multas, interdição e embargos; e, sem regulamentação legal, como por exemplo: Acordo entre as Partes, Mediação e Conciliação.

AUDITORIA AMBIENTAL

As auditorias ambientais, processo sistemático e documentado de verificação, são realizadas de forma objetiva para obter e avaliar evidências que determinam se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados estão em conformidade com os critérios estabelecidos nas legislações vigentes.






ANÁLISE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL

A análise realizada na área vulnerável do ambiente permite avaliar a fragilidade de sistemas ambientais recorrentes frente a determinadas pressões, se torna útil no planejamento ambiental, possibilitando identificar regiões onde a degradação ambiental resultante de uma dada ação tem potencial de causar maior impacto e desenvolver programas visando a redução das fontes de pressão.

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Esta análise é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, que constitui em avaliar a área do empreendimento e a atividade exercida e apresentar os impactos positivos e negativos.

• Plano de Controle Ambiental - PCA;

• Estudo Ambiental Simplificado - EAS;

• Estudo de Impacto Ambiental - EIA;

• Relatório de Impacto Ambiental - RIMA;

Entre outros.

ESTUDOS EM PROPRIEDADES

Realizamos avaliação física, química e biológica em propriedades, considerando as características geológicas e hidrogeológias, com finalidade de determinar, ou não, a existência de passivos ambientais (contaminação e/ou degradação) que possam influenciar em acordos imobiliários, como por exemplo: a existência de restos mortais (antigos cemitérios clandestinos) ou lixões (antigos depósitos de lixo urbano e/ou industrial).

ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Orientamos os geradores de resíduos sólidos não qualificados como de limpeza urbana quanto à Destinação Final Ambientalmente Adequada, conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010).

• Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS;

• Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC;

• Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde - PGRSS.

LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA E FLORA

O levantamento florístico e faunístico é um instrumento de avaliação da diversidade biológica que abrange a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas: terrestres, marinhos e outros aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte. Este levantamento tem a função de identificar os tipos de vegetação e animais presentes na área em estudo.

GERENCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS, INDUSTRIAIS E CENTRAIS DE TRATAMENTO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Consiste em difundir a tecnologia ambientalmente correta de implantação, operação e gestão dos aterros e centrais de resíduos, transmitindo aos técnicos operacionais e profissionais da área de resíduos sólidos os métodos mais eficazes para evitar a poluição do sistema hídrico e a degradação do meio ambiente.

REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

A remediação ambiental visa anular o efeito nocivo, tanto ao homem quanto ao meio ambiente, de elementos tóxicos, reabilitando áreas contaminadas utilizando um conjunto de técnicas e operações específicas para cada caso.

Temos uma equipe qualificada e experiente em Investigação de Passivo Ambiental, o que possibilita uma melhor avaliação do dano ambiental e a busca pela implantação da tecnologia mais adequada de Remediação.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental é desenvolvida através de palestras, seminários e jogos interativos, disseminando o conhecimento ambiental para: despertar que o ser humano é parte do meio ambiente, conscientizar que muitas ações humanas resultam em degradação ambiental e visa alcançar a participação das comunidades na busca pelo equilíbrio homem-natureza.

A realização das atividades de educação ambiental busca desenvolver a capacidade de atuação da sociedade, individual e coletivamente, na solução dos problemas atuais e futuros do meio ambiente.

OUTORGA DE RECURSOS HÍDRICOS

A Outorga é um certificado que dá ao usuário o direito de usar determinada quantidade de água superficial ou subterrânea, para uma ou mais finalidades específicas, por um determinado período de tempo. É o instrumento que o Poder Público dispõe para garantir que as prioridades de uso, definidos no Plano Diretor da Bacia Hidrográfica, sejam efetivamente respeitadas, assegurando o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água. Temos um corpo técnico formado por profissionais habilitados para executar os estudos necessários quanto á solicitação desta autorização de uso legal do recurso hídrico.

OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

O Tratamento da água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos estabelecidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, para adequar para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. Já a necessidade do tratamento dos esgotos é a remoção física, química ou biológica dos poluentes e microrganismos de forma a atender aos padrões de saúde e qualidade ambiental definidos na Resolução CONAMA nº 357/2005. A elevada incidência de doenças e a contaminação de fontes de águas e mananciais são dois fatores que ressaltam a importância da destinação correta dos efluentes e resíduos.